É muito provável que você já tenha ouvido falar em score de crédito, contudo pode não ter a mínima ideia do que se trata e como ele pode afetar a sua vida.
Se esse for o seu caso, não precisa se preocupar, pois nós fizemos um artigo especial para você, que vai te tirar as principais dúvidas sobre esse assunto que pode atormentar e muito a vida dos brasileiros. Confira:
O que é score e como ele funciona?
Foto/Reprodução: Pixabay |
O score nada mais é que uma nota atribuída a sua vida financeira, ou seja, de acordo com os seus hábitos você terá vantagens ou desvantagens na hora da concessão de crédito, sendo o principal indicador de confiança para as empresas.
A sua nota irá variar de 0 a 1000, assim quanto mais perto de 1000 ela estiver menores são as chances você atrasar algum pagamento, mostrando que possui um bom controle financeiro, assim tendo facilidade no acesso ao crédito.
Agora, quanto menor for a sua nota, maiores serão as chances de realizar algum atraso no pagamento, seja pelo motivo que for, isso acaba dificultando o seu acesso ao crédito. Basicamente a pontuação está dividida da seguinte maneira:
- Até 300 pontos: alto risco de inadimplência;
- Entre 300 e 700 pontos: médio risco de inadimplência;
- Acima de 700 pontos: baixo risco de inadimplência.
Ele funcionará da seguinte maneira:
O sistema feito pelo Serasa atribui notas para cada ação financeira que você tem, então se você paga as contas em dia, não atrasa, não solicita crédito toda hora, dentre outras coisas, você receberá pontos positivos.
Já se você costuma atrasar o pagamento das suas contas, precisa solicitar crédito toda hora, possui dívidas e outros hábitos negativos, você perderá nota. Outro fator que pode influenciar a sua nota é o fato de não possuir contas em seu nome, assim não tendo como avaliar o seu histórico de pagamentos.
Como o score pode afetar a minha vida?
Como o score é uma nota referente a sua vida financeira, ele afeta diretamente essa área de sua vida, então quando você está com score baixo encontrará uma maior dificuldade na hora de conseguir crédito no mercado.
Assim, quando você for realizar a solicitação de um cartão de crédito ou de um empréstimo, no caso dele estar com um valor muito baixo, você receberá respostas negativas quanto a sua solicitação, ou terá acesso a taxas de juros mais elevadas, por conta do risco de não pagamento.
Já se você é uma pessoa que possui um score bom, encontrará muito mais facilidade na hora de acessar o crédito, além de conseguir melhores taxas, já que o banco poderá ter uma maior segurança de que você pagará o valor devido em dia, conforme estabelecido.
Desse modo, o score pode ser bom e ruim, tudo dependendo de como você lida com a sua vida financeira.
Como faço para consultar a minha nota?
Foto/Reprodução: Pixabay |
Agora que você já entendeu melhor o que é score e como ele pode afetar a sua vida, está na hora de você aprender como consultá-lo.
O primeiro passo é entrar no site do Serasa, na área responsável para a consulta, clique aqui e seja redirecionado, então ao entrar nela deverá clicar em “Consulte agora o seu CPF”.
Dessa maneira, você será redirecionado para uma outra página, em que você deverá criar a sua conta, caso ainda não possua uma, sendo necessário informar alguns dados como CPF, nome completo, data de nascimento, um e-mail válido e a criação de uma senha.
Assim que todos esses dados estiverem preenchidos, clique em “Declaro que li e aceito os Termos”, depois em “Criar conta Grátis” e dessa maneira o seu cadastro estará finalizado. Ainda se você preferir, poderá criar a conta utilizando a sua conta do Google.
No caso de você já possuir uma conta no Serasa, deverá clicar em “Fazer login” disponível bem abaixo na página e deverá inserir o seu CPF e a senha anteriormente cadastrados, clicando em entrar.
Por fim, você terá acesso a página do Serasa e em destaque estará disponível o seu valor do score, ali você terá acesso aos principais pontos que estão fazendo o seu score aumentar ou diminuir, clicando em “Entenda o seu Score”.
Quais são os principais motivos para o meu score estar baixo?
Se o seu score está entre 0 e 700 pontos, você precisa antes de mais nada entender o porquê, assim é muito importante que você clique no “Entenda o seu Score” citado anteriormente, que mostrará os principais pontos que estão fazendo com que ele diminua.do com que ele diminua.
Existem diversas possibilidades para o seu score estar baixo, sendo uma das principais estar com o nome negativado por conta de alguma dívida, então para melhorar o seu score você deve realizar o pagamento do valor.
Além disso, outra possibilidade é o fato de você não ter muitas contas em seu CPF, então não teria como o sistema reconhecer se você é um bom ou mau pagador, já que não possui um histórico.
Nesse caso, é importante que você opte por fazer compras utilizando o cartão de crédito ou passe para o seu nome algumas contas de sua casa, como de água, luz, telefone ou internet, assim conforme você for realizando o pagamento delas em dia, a sua nota irá aumentando.
Por fim, a terceira possibilidade que iremos citar aqui é quando muitos bancos começam a realizar consulta ao seu CPF, isso faz com que o seu score despenque.
Os bancos normalmente realizam consultas ao seu CPF quando você realiza a solicitação de algum serviço de crédito, como um cartão de crédito ou um empréstimo, então, quanto mais consultas, o sistema irá interpretar como se você não tivesse controle financeiro e isso faz com que a sua nota fique baixa.
Então, se você está enfrentando dificuldades em aumentar o score por estar no vermelho, leia o nosso artigo que contém as principais dicas para você conseguir sair dessa situação, ou ainda se precisar de um empréstimo, clique aqui e conheça os principais disponíveis para negativados.