FGTS libera 7 lotes do saque-aniversário agora em 2026
Em 2026, o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) confirmou a liberação de mais 7 lotes do saque-aniversário, beneficiando milhares de pessoas e tornando o planejamento financeiro ainda mais importante. O saque-aniversário é uma alternativa criada em 2020 que permite ao trabalhador retirar parte do saldo do FGTS anualmente, no mês do seu aniversário. Para ter acesso, é necessário possuir saldo em contas ativas ou inativas do FGTS e ter aderido previamente à modalidade. As datas para realizar o saque são: junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro.
A liberação desses 7 lotes adicionais do saque-aniversário deve ser considerada no contexto atual de inflação, juros e emprego. A inflação, que atingiu taxas elevadas nos últimos anos, pode afetar negativamente os salários reais dos trabalhadores, tornando importante o acesso a recursos financeiros como o saque-aniversário. Além disso, a economia brasileira sofre com a instabilidade do mercado de trabalho, o que pode afetar a estabilidade financeira das pessoas. Por sua vez, os juros elevados podem tornar mais caro o acesso a empréstimos e crediários, tornando ainda mais importante o saque-aniversário para aqueles que precisam acessar recursos financeiros.
O saque-aniversário é uma opção que permite ao trabalhador realizar retiradas anuais de parte do saldo do FGTS, com alíquotas variando de 5% a 50% sobre o montante, além de uma parcela adicional fixa. Os valores disponíveis dependem do saldo total do FGTS, conforme uma tabela progressiva. Por exemplo, quem possui R$ 1.000 poderá sacar R$ 450, considerando alíquota e parcela adicional. Valores maiores seguem a tabela apresentada. O procedimento é simples e pode ser realizado em poucos minutos pelo aplicativo FGTS, basta acessar o menu correspondente, indicar a conta bancária desejada para o crédito e confirmar os dados.
