loader image
Pesquisar
Close this search box.

Como emitir CPF online para menores de idade

O Cadastro de Pessoa Física (CPF) é um dos documentos mais importantes que as pessoas tem na vida, pois é com ele que você consegue realizar inscrições e identificações no seu nome.

Imagem: Reprodução/Internet
Desde 2018, se tornou obrigatório que crianças e adolescentes, a partir dos 8 anos de idade, possuam CPF para serem registradas em programas do governo como dependentes ou na declaração do imposto de renda. 

Caso você já possua título de eleitor, mas ainda não tenha um CPF, é possível realizar esse cadastro pelo site e de forma gratuita. Caso você ainda não possua título de eleitor, deve comparecer até uma agência dos Correios, Caixa ou Banco do Brasil.

Quais documentos eu preciso levar para emitir o CPF?

Obviamente, existem alguns documentos que você precisa levar até as agências conveniadas para emitir o seu CPF, além de ter que pagar uma pequena taxa de serviço pela impressão do documento. 

Menores de 16 anos de idade

Para os menores de 16 anos que sejam tutelados, curatelados ou estejam sujeitos à guarda judicial, é necessário portar os seguintes documentos:

– Certidão de nascimento, certidão de casamento ou documento de identificação oficial com foto;



– Documento de identificação com foto do solicitante, que nesse caso pode ser os pais, tutores, curadores ou quem seja responsável pela guarda;


– Documento que comprove a tutela, curatela, ou responsabilidade de guarda, conforme o caso.

Adolescentes de 16 ou 17 anos de idade

– Documento de identificação com foto do menor, que comprove sua naturalidade, filiação e data de nascimento;

– Título de eleitor ou documento que comprove alistamento eleitoral (facultativo);

– Se o solicitante for um dos pais, deve-se levar o documento de identificação do solicitante. Nesses casos, é possível substituir o documento do menor pela certidão de nascimento.

Maiores de 18 anos de idade

– Documento de identificação com foto do interessado;

– Certidão de nascimento ou casamento, caso o documento de identificação não traga as informações de naturalidade, filiação e data de nascimento;

– Título de eleitor ou documento que comprove o alistamento eleitoral;

– Caso o alistamento eleitoral do solicitante não seja possível ou obrigatório, deve-se apresentar certidão da Justiça Eleitoral.

Emissão de CPF online

Para emitir o seu CPF online, é preciso que você tenha mais de 16 anos, pois é obrigatório apresentar o número do seu título de eleitor. No site da Receita Federal, além de conseguir solicitar o seu primeiro CPF, ainda é possível tirar a segunda vida em caso de esquecimento do número, afinal não existe mais o cartão do CPF.

Para conseguir emitir o seu CPF, você irá acessar o site da Receita Federal e adicionar os dados solicitados. Dentre eles, será preciso adicionar o seu nome completo, número do título de eleitor, endereço e nome da sua mãe. 

Antes de enviar os seus dados para a Receita Federal, é necessário que você verifique se eles estão corretos, pois um preenchimento errado e você terá que ir até uma agência para solicitar o seu CPF. 


Além de conseguir solicitar o seu CPF Online, ainda é possível verificar quais são as agências mais próximas de você caso seja necessário ir até elas para emitir o seu documento.