Segurados com perícias agendadas terão Auxílio do INSS prorrogado


PUBLICIDADE

Para as pessoas que recebem o Auxílio Doença do INSS não se preocupem: ele foi prorrogado automaticamente por conta da pandemia da Covid-19. Mesmo para as pessoas que já haviam pedido a prorrogação e marcaram a perícia médica bem na época que as agências foram fechadas.

Imagem: Reprodução/Internet
Para saber mais sobre como será o funcionamento do Auxílio Doença e demais benefícios do INSS, basta continuar lendo a nossa matéria!

Auxílio Doença

Esse benefício é concedido aos trabalhadores que comprovem, por meio de perícia médica, que estão incapacitados de realizarem o seu trabalho durante um período de tempo, seja por motivo de doença ou acidente. 

A solicitação do recebimento do benefício pode ser feita pelo portal do Meu INSS e a perícia médica deve ser realizada conforme a necessidade e solicitação, sendo que o próprio beneficiário deve solicitar a prorrogação do benefício e marcar a sua perícia. 

O beneficiário deverá realizar as perícias médicas esporadicamente e, caso ele não consiga retornar às atividades que exercia anteriormente, ele será treinado e realocado a uma nova função. No caso de ficar incapaz de exercer qualquer tipo de função, ele irá continuar recebendo a Aposentadoria por Invalidez. 

Aposentadoria por invalidez

Esse benefício é concedido aos trabalhadores que comprovem, por meio de perícia médica, que não conseguem exercer suas funções trabalhistas e que também não consigam ser reabilitados a uma nova profissão. 

A aposentadoria por invalidez não será concedida para pessoas que já possuíam a limitação antes de iniciarem a contribuição ao INSS, somente em casos em que o trabalho realizado acabou agravando o problema. 

Como dissemos anteriormente, a aposentadoria por invalidez será concedida através do Auxílio Doença, sendo que o formulário de preenchimento é o mesmo para receber os dois benefícios. A única coisa que irá definir qual dos dois você irá receber é a perícia médica. 

Além desses dois benefícios que destacamos por possuírem perícia médica, o INSS conta com outros três tipos de aposentadoria, tais como aposentadoria especial e por tempo de contribuição, e mais três tipos de auxílios importantes, tais como Salário-Família e Pensão por Morte. 

É importante que você tenha conhecimento de todos os benefícios que são disponibilizados pelo INSS, pois nunca sabemos quando será necessário realizar a solicitação. Procure se informar o que necessita para cada um deles. 

Perderei o meu benefício?

Como ambos os benefícios precisam de comprovação de perícia médica e, no momento, ela não está sendo realizada, pois as agências estão fechadas, o INSS necessitou se pronunciar, pois os beneficiários estavam preocupados com a possível perda do benefício.

Segundo o instituto, quem já havia realizado a solicitação de prorrogação e agendado a sua perícia não precisa se preocupar, pois o benefício será adiado automaticamente. Ainda assim, os beneficiários devem ficar atentos, pois assim que as atividades da perícia médica federal retornarem, uma nova avaliação deve ser marcada. 

Ao que tudo indica, as agências do INSS devem ficar fechadas até o dia 30 de maio, mas caso a situação da pandemia se agrave, esse período pode acabar sendo estendido. Eles ainda avisaram que as pessoas que possuem agendamentos para maio terão prorrogação automática se as agências continuam fechadas.

Tive o meu benefício cortado, o que aconteceu?

O INSS afirmou que algumas pessoas acabaram tendo o seu benefício cortado automaticamente, pois o sistema verificou que não foi realizada a perícia médica. Felizmente, esse problema já está sendo corrigido e na próxima folha de pagamento o auxílio ou aposentadoria já voltará a ser pago.

Caso o seu benefício não seja restabelecido no período de 30 dias, você pode procurar o próprio INSS ou recorrer na justiça para que o pagamento aconteça. Felizmente, poucos casos necessitam de medidas tão agressivas. 

Recebo benefício do INSS, posso solicitar o Auxílio Emergencial?

O Auxílio Emergencial é pago para as pessoas que estão desempregadas, são autônomas, microempreendedores individuais ou possuem trabalhos informais, como uma forma de ajudar nesse momento difícil.

Dessa forma, as pessoas que recebem benefícios do INSS não poderão receber o Auxílio Emergencial por já possuírem um valor fixo mensal a ser recebido. Além dos benefícios do INSS, nenhum outro auxílio do governo, exceto Bolsa Família, poderá receber o voucher. 

A ideia principal do Auxílio Emergencial é fornecer um pouco de dignidade para as pessoas que não levam uma vida tão fácil e se viram em um momento ainda mais desesperador por conta da pandemia.


Esperamos que você tenha conseguido se informar bem sobre como irão acontecer as perícias a partir de agora e, caso tenha alguma dúvida, pode entrar em contato com o INSS através do número 800 728 0191, ou pela central de atendimento no número 135. O horário de atendimento é das 07h até às 22h. Se você quiser saber mais sobre o Salário Família, acesse o nosso site ou entre no link, fizemos uma matéria especial para falar somente sobre esse benefício!
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Nome

13º,1,2020,7,acesso,1,aplicativo,3,aplicativos,7,aposentadoria,2,app,1,auxilio,1,auxilio emergencial,4,banco,2,bancos,1,beneficios,5,benefícios,1,bitcoin,1,bolsa família,6,caixa,2,cartão,3,cartão de crédito,3,casa,1,celular,1,clt,1,como consultar,1,como fazer,1,cpf,3,Curiosidades,4,curso,8,cursos,5,dicas,9,dinheiro,5,disponíveis,1,economizar,2,fgts,2,finanças,4,governo,4,Gratis,12,informações,3,inss,6,meu inss,1,moeda,1,negativado,2,online,23,organização,1,parcelamento,1,pasep,1,perícia,1,pis,2,ricardo barth,4,saiba como,5,salário,3,segurado,1,segurados,1,seguro,2,sem anuidade,2,serasa,1,solicitar,1,spc,1,
ltr
item
Só Finanças: Segurados com perícias agendadas terão Auxílio do INSS prorrogado
Segurados com perícias agendadas terão Auxílio do INSS prorrogado
Se você estava com uma perícia agendada no INSS para saber como ficaria a situação do seu auxílio doença, mas não sabe como o caso irá ficar por conta da atual situação do país? Pode ficar tranquilo, separamos algumas informações relevantes para você!
https://1.bp.blogspot.com/-fAkfj6QU15I/XqmvkObHyAI/AAAAAAABMUE/X4LWFLKbotYyyA3nZgV3W02Um839OgorQCLcBGAsYHQ/s1600/auxilio%2Bdoen%25C3%25A7a.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-fAkfj6QU15I/XqmvkObHyAI/AAAAAAABMUE/X4LWFLKbotYyyA3nZgV3W02Um839OgorQCLcBGAsYHQ/s72-c/auxilio%2Bdoen%25C3%25A7a.jpg
Só Finanças
https://www.sofinancas.com/2020/04/segurados-com-pericias-agendadas-terao-auxilio-no-inss-prorrogado.html
https://www.sofinancas.com/
https://www.sofinancas.com/
https://www.sofinancas.com/2020/04/segurados-com-pericias-agendadas-terao-auxilio-no-inss-prorrogado.html
true
7609912283677152474
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts Veja mais Leia mais Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE Pesquisar ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy