loader image
Pesquisar
Close this search box.

Faça a sua solicitação de benefícios e revisões do INSS totalmente ONLINE!

A modernidade chegou para todos, inclusive para o INSS que disponibilizou seus serviços totalmente online! Além de conseguirmos solicitar novos serviços pela internet, ainda é possível acompanhar à distância pelo segurado, através do aplicativo Meu INSS.

Imagem: Reprodução/Internet
Para saber mais quais são os benefícios e revisões que podem ser solicitados online, basta seguir lendo a nossa matéria!

Como está funcionando o sistema do INSS?

Por conta da Covid-19, as agências do INSS estão fechadas até o dia 30 de abril, podendo haver prorrogação desta data, dependendo de como estará a propagação da doença no Brasil até a data estipulada.

O INSS está aceitando o envio dos documentos através do sistema, sem a necessidade de comparecer até uma das suas agências. Essa é uma das maiores facilidades da modernidade.

Os funcionários estarão trabalhando em home office com metas altas de desempenho, portanto as avaliações dos benefícios do INSS serão mais meticulosas e também acontecerão mais rápidas. 

Quais benefícios eu posso solicitar e revisar online?

Diversos benefícios podem ser solicitados pelo portal do Meu INSS ou pelo aplicativo da plataforma. O trabalhador deve acessar a o sistema usando o CPF, nome completo, data e local de nascimento e nome da mãe. Será gerado um código de acesso que deve ser confirmado para o recebimento de uma senha provisória. 

Aposentadorias Urbanas

É possível fazer a solicitação da Aposentadoria por Idade Urbana ou Aposentadoria por Tempo de Contribuição, bastando enviar os seus documentos solicitados. 

Ao acessar o portal, o trabalhador terá acesso completo aos benefícios, inclusive conseguirá ver se já tem tempo suficiente para gozar do benefício e, caso não tenha, um número de protocolo pode ser gerado para que o requerimento seja acompanhado pelo aplicativo. 

Salário Maternidade

O Salário Maternidade, depois de solicitado, poderá ser consultado pelo site do INSS através do número de protocolo fornecido, da mesma forma que as aposentadorias. A busca é feita diretamente no sistema, e qualquer impedimento ou autorização seja informada.

Extrato Previdenciário (CNIS)

O sistema é ideal para quem quer ter maior controle sobre os repasses da empresa em que trabalha, e isso pode ser visto tanto para os benefícios quanto para os auxílios recebidos.

Dentro da plataforma ou do aplicativo, é possível saber mês a mês se a contribuição está sendo repassada corretamente, se aconteceram atrasos, recolhimentos, períodos pendentes para garantir e quanto tempo falta para você se aposentar.

Calculadora

Não podemos negar que o sistema do INSS é extremamente completo. Além de eles fornecerem diversos benefícios e um sistema completo e online, eles ainda possuem uma calculadora para que você veja o seu tempo de contribuição.

Ela é ideal caso você queira fazer uso da Aposentadoria por Tempo de Contribuição, pois você verifica se já consegue se aposentar com os anos trabalhados e, caso consiga, qual será a sua renda inicial nesse caso. 

Agendamentos e Requerimentos

Além de poder verificar os andamentos dos seus requerimentos por meio do número de protocolo, ainda é possível realizar agendamentos de consultas presenciais no INSS ou de perícias médicas para a melhor data para você.

A realização do cadastro pelo portal é bastante simplificada e didática, mas caso você não consiga realizá-la pelo site, ainda existe a opção de fazer um cadastro pelo aplicativo ou se dirigir até uma destas agências bancárias: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa, Itaú, Mercantil do Brasil, Santander, Sicoob e Sicredi.

Como farei a perícia médica com as agências fechadas?

Muitas pessoas ficaram em dúvida e extremamente preocupadas, pois existia a possibilidade do seu benefício ser cortado caso a perícia médica não fosse realizada. Felizmente, o INSS resolveu tranquilizar os beneficiários.

Enquanto as agências estiverem fechadas e não for possível realizar a perícia médica, os benefícios que necessitem de comprovação serão prorrogados e não serão cancelados de forma alguma.

Caso você queira saber mais sobre como ficará a situação do Auxílio Doença e da Aposentadoria por Invalidez nestes casos, você pode acessar o nosso site ou clicar neste link, que temos uma matéria específica sobre o assunto. 

Eu já recebo benefício do INSS, posso solicitar o Auxílio Emergencial?

O Auxílio Emergencial é destinado para as pessoas que estão passando por problemas financeiros durante a pandemia, sendo que os desempregados, microempreendedores individuais, autônomos e trabalhadores informais são os mais prejudicados.

Portanto, se você já recebe qualquer tipo de benefício do Governo Federal (exceto Bolsa Família), você não poderá receber o Auxílio Emergencial, afinal você recebe um valor mensalmente e ele está garantido durante a crise que estamos vivendo. 

Esperamos que você tenha conseguido se informar bem sobre como irão acontecer as perícias a partir de agora e, caso tenha alguma dúvida, pode entrar em contato com o INSS através do número 800 728 0191, ou pela central de atendimento no número 135. O horário de atendimento é das 07h até às 22h. 

A central de atendimento também serve para você tirar dúvidas sobre o funcionamento do aplicativo Meu INSS.