loader image
Pesquisar
Close this search box.

Aprenda a consultar o abono do PIS/Pasep pelo CPF

O Programa de Integração Social (PIS) é uma contribuição feita pelas empresas para os seus funcionários. O dinheiro dessa contribuição é referente ao abono salarial e ao seguro desemprego.

Imagem: Reprodução/Internet
Muitas vezes, ele aparece como PIS/PASEP ou NIT/PIS. O PASEP é o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, um tipo de PIS para funcionários públicos. E o NIT, ou Número de Identificação do Trabalhador, vai substituir o PIS/PASEP.

O principal objetivo do PIS é fornecer um valor para trabalhadores que possuam a renda mais baixa e que, porventura, possam passar mais necessidades. Para saber mais sobre como consultar o abono, basta seguir lendo a nossa matéria!

Consulta ao PIS/Pasep usando o CPF

Existem algumas formas bastante confiáveis para se consultar o valor do abono do PIS/Pasep usando o número de CPF. A mais conhecida e segura é através do site do INSS e para saber como fazer a consulta basta seguir o passo a passo abaixo:

Passo 1. Em primeiro lugar, você deverá acessar o site do Meu INSS, onde será possível usar os serviços disponíveis depois de acessar a sua conta.

Passo 2. Acesse a sua conta usando o número de CPF e senha cadastrada no site. Caso você não tenha cadastro, existe a opção Cadastre-se no site, onde você irá preencher alguns dados para poder acessar a sua conta. 

Passo 3. Depois de acessar o site, você terá acesso à todos os serviços disponíveis no site, desde os seus dados pessoais, até o valor disponível para saque que você possui. 

A ferramenta centraliza diversos serviços e, além de consultar o seu PIS, você pode conferir o seu tempo de contribuição.

Abono Salarial

Um dos principais usos do PIS é para o recebimento do Abono Salarial, sendo este um benefício concedido aos trabalhadores que recebem menos de dois salários mínimos mensais.

Os pré requisitos para o recebimento do abono salarial são ter tido carteira assinada no ano anterior e ter recebido até dois salários mínimos nos meses trabalhados. Além disso, é necessário que você tenha, pelo menos, 5 anos de cadastro no PIS/Pasep.

Caso você já tenha a possibilidade de realizar o saque do seu abono salarial, a Caixa Econômica Federal divulgou um calendário de pagamento do PIS/Pasep, e você pode consultar no link

Quanto é pago aos beneficiários do PIS/PASEP?

O valor pago varia. Se você trabalhou os 12 meses do ano, receberá um salário mínimo, se trabalhou apenas 1 mês no ano, receberá 1/12. O valor recebido é sempre proporcional aos meses trabalhados. 

Os pagamentos são feitos através do Banco do Brasil, para quem é servidor público ou registrou atendimento no banco. Para os demais, é possível receber nas agências dos correios ou terminais eletrônicos 24 horas.


Caso você não possua nenhum vínculo com o Banco do Brasil ou com a Caixa Econômica Federal, para receber o PIS é necessário ir até o guichê de atendimento portando um documento oficial com foto. Caso você seja de agência privada, deverá receber o benefício em casas lotéricas.