loader image
Pesquisar
Close this search box.

Aposentadoria INSS: Conheça as revisões que podem aumentar o valor mensal

Existem algumas formas básicas que podem te ajudar a aumentar o valor da sua aposentadoria, desde que você conheça alguém especializado em revisões para te ajudar nesse momento.

Imagem: Reprodução/Internet
Como existem diversos casos que passaram por revisão da aposentadoria e conseguiram aumentar o benefício, nós reunimos algumas dicas especiais para que você vá hoje mesmo atrás dos seus direitos! 

Para saber mais sobre como realizar as revisões que aumentar o valor mensal da sua aposentadoria, basta seguir lendo a nossa matéria!

Aposentadoria no INSS

Antes de mais nada, você deve saber que o ideal é pesquisar um especialista em direito previdenciário ou um contador para realizar os cálculos de aposentadoria para você e, só então, entrar com um processo para revisão dos seus direitos.

Apesar de parecer complicado, é possível ter mais de 100% de aumento na sua aposentadoria, além de você receber todo o dinheiro atrasado! Para saber mais, veja se você tem direito a 1 dessas 9 formas de revisão.

Revisão da Vida Toda

Essa é uma das revisões mais comentadas atualmente e, certamente, está sendo uma das mais vantajosas para os aposentados. É uma das mais favoráveis em processos judiciais e pode dobrar o valor do benefício.

A revisão da Vida Toda é aplicada à aposentados e pensionistas precedidos de aposentadorias, no caso pessoas que passaram a receber pensão depois que o segurado veio à óbito.

Esse tipo de revisão é vantajosa para pessoas que recebiam salários muito altos antes da troca da moeda em 1994 e acabaram perdendo todas as suas contribuições anteriores. Depois da reforma da previdência, essas contribuições passaram a valer para o cálculo da aposentadoria. 

Nesse sentido, se você realizou grandes contribuições em um período anterior a julho/1994, é o caso de procurar um advogado especializado para que realize o cálculo do seu benefício. 

Revisão do Buraco Negro

Vale para os segurados com aposentadorias concedidas entre 5/10/1988 e 05/04/1991. Neste período, o Brasil estava passando por uma forte inflação e os benefícios concedidos deveriam ser calculados de forma que evitasse a desvalorização.

Infelizmente, esse cálculo foi feito erroneamente pelo INSS e muitas pessoas acabaram sendo prejudicadas ou não possuem todo o benefício que deveriam.

Assim, a Revisão do Buraco Negro busca readequar as aposentadorias que não tiveram seus salários de contribuição corrigidos conforme a inflação do período.

Portanto, se o segurado ou pensionista não foi contemplado pela revisão do teto em 1998 e 2003 e em sua carta de concessão consta benefício limitado ao teto da época, ele pode ter direito a revisão.

Revisão do Buraco Verde

Esse tipo de revisão é causada por outro erro cometido pelo INSS, no início dos anos 90. Acontece que o cálculo foi feito errado e os benefícios concedidos em 1994, oriundos dos cálculos entre 1991 e 1993, estão desproporcionais com o teto salarial da época.

Sendo assim, a Revisão do Buraco Verde busca recuperar o valor desproporcionado entre os reajustes do teto de benefícios e da renda mensal dos segurados desta época.

Se você recebeu o benefício do INSS durante esse período, não fique na dúvida! Procure imediatamente um especialista previdenciário e peça para ele refazer o seu cálculo, dessa forma você receberá o que tem direito.

Revisão do Artigo 29

Os benefícios de auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e pensão por morte tiveram os seus cálculos errados no período de 1999 até 2012, similar ao que aconteceu com a época do Buraco Verde.

No caso, o INSS fez o cálculo usando 100% dos salários, o que fez com que os salários mais baixos entrassem no cálculo, quando deveriam ser 80% dos salários mais altos durante o período de contribuição.

O ideal é que você procure um especialista previdenciário, pois muitas vezes o INSS não procura as pessoas que possuem direito à revisão do benefício e podem acabar não pagando as parcelas em dia também. O melhor é ter alguém ao seu lado nessa situação.

Revisão do Teto

No caso desse tipo de revisão, os aposentados estão recebendo cerca de 500 mil reais atrasados e você pode ser um deles também! 

Acontece que benefícios concedidos em momento anterior às emendas, em que o salário de benefício real ficou limitado ao teto, não foram reajustados. Ao passo que o entendimento do INSS era que os novos tetos valessem somente para benefícios concedidos após o aumento constitucional. 

A carta de concessão do benefício é a melhor maneira de saber se você possui direito à este tipo de revisão. Procure um especialista previdenciário há qualquer momento, pois este tipo de revisão não cai em decadência, podendo ser solicitado mesmo depois de 10 anos sendo beneficiário.

Revisão do Fator Previdenciário

Até setembro de 2003, o cálculo previdenciário era feito com base na expectativa de vida média da população, estimada pelo IBGE. Depois desse período, passou a ser usada a expectativa de vida calculada pelo Censo realizado em 2000.

Portanto, quem se aposentou entre dezembro de 2003 e setembro de 2006 e acabou sofrendo desconto no valor previdenciário, possui direito a revisão, pois tinha seu direito adquirido até novembro de 2003. 

Revisão por ganho em ação trabalhista

Muitas vezes as ações trabalhistas acabam respingando no INSS e mudando algumas coisas em relação aos benefícios. Por exemplo, se você teve um reconhecimento de vínculo empregatício reconhecido, mesmo que o empregador não tenha feito os recolhimentos previdenciários, você pode requerer averbação desse período usando o seu CNIS.

No caso de recolhimento menos do que o devido, o trabalhador também pode recorrer, pois o dever de fiscalizar o trabalhador é inteiramente do INSS.

É importante procurar um advogado capacitado no caso de você estar recorrendo com uma ação trabalhista, pois há muita coisa em jogo. 

Revisão da Melhor Data de Início

Isso acontece quando o segurado preenche todos os requisitos para a aposentadoria, mas continua trabalhando sem fazer a solicitação. Nestes casos, o segurado tem o direito de solicitar a aposentadoria a qualquer momento e tem o direito de receber o melhor benefício.

O ideal é que você procure um advogado de confiança que consiga analisar essa situação para você. Se ele acreditar que o benefício que você está recebendo não o melhor, entre com a revisão imediatamente.

Revisão do Subteto

Essa revisão busca remover o subteto do auxílio doença e da aposentadoria por invalidez, pois acredita-se ser inconstitucional usar a média dos últimos 12 salários para fazer este cálculo. 

Infelizmente, muitas vezes as revisões de aposentadoria requerem muita atenção e análise, então você deve sempre buscar um advogado de confiança e que seja especializado no assunto para te ajudar.


Queremos ressaltar que, por mais difícil e árdua que seja a batalha, você nunca deve deixar de lutar pelos seus direitos!